Por Detetive Quental/Detetive Particular

O mundo passa por uma de suas piores crises, talvez a pior de toda a sua história se levarmos em conta o que recebemos de informações diariamente todos os dias, de todos os lados, até onde devemos acreditar em tudo isso?

No que acreditar

Não é apenas no que acreditar, mas em quem acreditar, por isso vamos falar de algumas informações que serão de grande valia para que você possa conviver melhor nesses tempos de Coronavirus, covid 19 que recentemente foi elevado a classificação de pandemia. A primeira coisa que precisamos saber o que é pandemia e quem elevou de epidemia para pandemia.

Epidemia

É classificada epidemia uma doença, um vírus de qualquer natureza que se mantem confinado em apenas uma localização, uma região geográfica, podemos afirmar que embora o Coronavirus se manifestou na china e, tão somente no território chinês, foi classificado como epidemia.

Na história mundial foram registradas grandes epidemias, epidemias que mataram milhões de pessoas, como foi o caso da epidemia que aconteceu pela primeira vez na Grécia, no ano de 436 ac,  onde morreram milhares de pessoas, estima-se que matou naquele país entre 75 mil e 100 mil pessoas;

Peste antonina, nome dada em razão da família que governava a região. Essa peste aconteceu entre 165 a 180 na era Cristã, onde mais de 5 milhões de pessoas morrem, significando 30% da população da região, no caso da Europa, Ásia Ocidental e norte da áfrica;

Mais o mundo viu uma de suas piores epidemias, onde, entre 25 e 50 milhões de pessoas perderam a vida, isso aconteceu no Egito, na Europa e na Ásia ocidental entre os anos de 541 e 542 da era Cristã, tratava-se da praga justiniano, como pode ver não atingiu todos os países do mundo, nem todos os continentes, já uma pandemia é quando um surto, uma doença atinge todos os continentes ou, na melhor das hipóteses, a maioria dos países do mundo, porém, não necessariamente todos.

Se você olhar o que eu escrevi acima pode acreditar ou não, na investigação, quem disse é tão importante do que disse, entende, bom, analisando em termos investigativos, vamos a definição entre epidemia ou pandemia, de onde eu tirei os dados que confirmam o que disse; bom, eu apenas fiz uma resenha do artigo encontrado no seguinte site: https://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/, bom, agora o artigo merece um pouco mais de credibilidade, porém, para que essa informação seja mais credível, deveríamos aprofundar nossas investigações e descobrir em um dicionário confiável se corresponde ou não com os dados.

Outra forma de investigação; quando eu dei exemplos de epidemia, falei de datas, países, continentes e tipos de epidemia; falei de locais, regiões, países e continentes, além, além do número de mortes. Eu publiquei alguns exemplos de epidemia, onde elas ocorreram, você pode ou não confiar, acho que não, se eu não der a fonte ou dados que na literatura que comprove a minha informação, mas e sobre a fonte, pois é, devemos analisar as fontes indicadas nos artigos para ter certeza de que ela mereça nossa confiança, no meu caso os dados foram pesquisados no site da whikipedia, acho que pode merecer nossa confiança, porém se minha vida dependesse dessa informação eu iria checar outras fontes para ter certeza de que posso depositar minha vida nessa informação; na informação cedida da fonte.

Por exemplo eu escrevi um artigo sobre os cuidados que precisamos tomar em relação ao Coronavirus, vou deixar um link para que você possa ter boas práticas de como se proteger do Coronavirus, caso você decida ler os cuidados que deve ter para se proteger do Coronavirus, COVID19, vai ver que no título do artigo eu já dou o nome da fonte, trata-se da maior autoridade mundial no assunto, nem por isso devemos confiar nela só porque é a maior autoridade, entretanto, quem disse que é a maior autoridade?

Na investigação precisamos aprender a questionar, procurar respostas, entretanto não devemos nos contentar com as primeiras respostas que encontramos, principalmente quando as respostas são aquelas de que gostaríamos que fosse e, na saúde também, por isso, cuidado com o que falam sobre a saúde, você poderá analisar os sites importantes, respeitáveis, que tem compromisso com a verdade, no caso da saúde podemos começar por uma pesquisa sobre o assunto em questão pelo o site da Organização Mundial de Saúde ( OMS); depois, podemos fazer uma análise no site do ministério da saúde, secretária estadual de saúde e secretária municipal de saúde, porém, não se esqueça que os três sites no qual nos referimos atende muito mais os interesses do executivo do que propriamente da população.

Isso significa que devemos tomar cuidados onde pesquisamos, que interesses ou motivação teria esse ou aquela fonte no assunto, para que possamos ter certeza de que exista um mínimo de imparcialidade.

Por isso procure filtrar as informações que receber sobre o Coronavirus, analise a informações, se ela veio para contribuir com sua qualidade de vida; com sua proteção e de sua família; agora, analise quem está dizendo, depois, analise de onde ele tirou essas informações que fontes foram essas? Assim você terá menos problema, isso é o que fazemos em investigação, espero que faça isso em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *